Apesar da era digital na qual vivemos, com o recrutamento a apontar cada vez mais neste sentido, as pessoas ainda continuam a ser o bem mais importante para uma organização! Num ambiente cada vez mais competitivo, as empresas estão continuamente sujeitas à mudança e a uma pressão cada vez mais elevada e, por isso, a aposta no talento humano é cada vez mais um factor crítico de sucesso para as organizações.

Nesse sentido, se por algum motivo se afastou do mercado de trabalho (ou porque foi estudar, ou porque teve um problema, ou porque está em transição profissional) e agora quer (e precisa!) de voltar ao activo, ou se tem simplesmente vontade de mudar a sua carreira mas não sabe bem como fazê-lo, continue a ler:

  1. Invista em si e saiba o que quer: o mercado está cada vez mais exigente, por isso aproveite aquela poupança que tem guardada para apostar nas suas qualificações e faça aquela pós-graduação que sempre quis. Mas atenção, reflicta primeiro se é esse o rumo que quer dar à sua carreira, se é mesmo por aí que quer seguir. Se for, então força! Conheça-se bem, identifique os seus pontos fortes e fracos e utilize-os a seu favor;
  1. Tenha o seu currículo em dia: assim, quando se cruzar com aquela oportunidade que é a sua cara, não irá perder tempo a fazer actualizações e está pronto a responder on time. Não se esqueça que um bom currículo não deve ser muito extenso (duas ou três páginas é ideal), mas é importante que espelhe a imagem que quer passar ao mercado;
  1. Use as redes sociais a seu favor: se nos acompanha, então está preparado para esta etapa. Leu “Linkedin: como diferenciar o seu perfil” ou “O Currículo Social”? Então sabe como estar presente nas redes sociais e ser facilmente encontrado pelos recrutadores. Como se deve recordar, a maioria das empresas de recrutamento utiliza estas redes para encontrar o talento que procura;
  1. Mantenha-se actualizado e não deixe passar a oportunidade: não lhe adianta muito fazer aquela pós-graduação espectacular e ficar à espera que a oportunidade apareça. Lembra-se de ler acima que estamos num ambiente competitivo? Pois bem, isto aplica-se também a si! Seja proactivo, pesquise, inscreva-se nos portais especializados da sua área e procure informação. Hoje está tudo à distância de um click, com conteúdos disponibilizados de forma gratuita. Não vai aproveitar?
  1. Cultive o networking: é imprescindível manter a sua rede activa. Sabe aquele colega de faculdade que hoje é Director de uma empresa, aquela amiga da prima com quem esteve num aniversário e que hoje é Directora de Recursos Humanos, aquele amigo de infância que conhece alguém na empresa dos seus sonhos? Mantenha-se ligado sempre e não perca esses contactos.

Agora está na altura de passar à prática e tornar-se (ou ser ainda mais) competitivo no mercado de trabalho. Estas são apenas algumas dicas, esteja à vontade para comentar e enriquecer este post para futuras leituras. E já agora, bom trabalho!